sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ABED - Educação a Distância

Ontem, 27 de novembro, foi o Dia Nacional da Educação a Distância e eu participei das comemorações através do 3º Encontro CIEE – ABED de Educação a Distância em São Paulo. A data foi instituída sem base em nenhum fato há cinco anos pela ABED.

A ABED é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que tem como foco a educação a aberta, flexível e a distância.

A ABED tem por preocupação a qualidade dos serviços promovidos pelas instituições bem como pelos professores e alunos que tenham por objetivo o uso da educação a distância. Ela promove o incentivo ao uso de Projetos educacionais a distância e deixa claro sua preocupação e atenção à forma como vem sendo desempenhada.

Paulo Nathanael Pereira de Souza, Presidente do Conselho de Administra CIEE afirmou que nos dias de hoje o saber envelhece se não for reciclado constantemente. Podemos firmar que um saber está ultrapassado após 18 meses.

Fredric Michael Litto, Presidente da ABED afirmou que o primeiro passo para a inovação é decidir o que se vai parar de fazer.


Cacilda, eu Cybele Meyer, Professor Litto, Gilberto e Madlaine

Durante o evento foi elucidado que a EAD não é uma nova modalidade de ensino como muitos dizem, mas que se trata de uma nova didática que permite o uso da Tecnologia da Informação (TI).
A EAD propicia uma democratização da educação possibilitando que um número maior de pessoas tenha acesso aos estudos. As dificuldades geográficas, muito comum em nosso país podem ser amenizadas através do ensino a distância.

Mitos como o de que o ensino a distância irá substituir o ensino presencial foram desmistificados uma vez que o ensino a distância veio para somar e não para substituir. O professor passa a ser um orientador de estudos motivando o interesse do aluno, sanando dúvidas e avaliando seus desempenhos. O aluno passa a ter mais autonomia para pesquisar e se aprofundar no tema em foco podendo dispor das informações a qualquer momento e em qualquer lugar não ficando restrito somente à apresentação do professor.
Dá-se a aprendizagem colaborativa através da troca oral, visual ou escrita entre os participantes. Muitas vezes uma figura “fala” mais do que muitas palavras.

Ao final, Carlos Bielschowsky, Secretário da Educação a Distância (MEC) falou para todos via stream, fundamentando os últimos acontecimentos envolvendo os centros de ensino a distância.



Neste processo, educação EAD, professores, alunos e tecnologia participam ativamente produzindo significados que promoverão a aprendizagem, sempre respeitando a individualidade e propiciando conhecimento colaborativo no ciberespaço.

Nenhum comentário: