quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Stop Motion como ferramenta de aprendizagem



Para quem não sabe StopMotion é uma técnica de animação que propicia a interação do artesanato com a tecnologia. Ela proporciona a ilusão de que os objetos inanimados se movimentam.
Como isso é possível? Simples.
Você fotografa em seqüência pequenos movimentos graduais, ou seja, você fotografa uma caixinha, depois a movimenta um pouquinho para frente e a fotografa novamente, e a movimenta mais um pouquinho e fotografa e assim sucessivamente até obter o seu intento. Este fotografa e pára, fotografa e pára é que deu origem ao termo “stopmotion”.

O uso do Stop Motion como ferramenta de aprendizagem vai proporcionar um saber significativo onde a criatividade estará sendo estimulada através da experimentação e simulação e com isto os alunos aprenderão de forma lúdica e participativa.

Este recurso está sendo utilizado em algumas escolas de Santa Catarina onde meu amigo Luiz Napoleão do blog Cultura na Rede ,que é um dos idealizadores do Projeto, registrou a confecção dos personagens pelos Multiplicadores dos NTEs de SC durante a Oficina de Stop Motion em Balneário Camboriú.


Turma da Cris from luiznapa on Vimeo.

Em conversa sobre Stop Motion entre eu e Luiz Napoleão via MSN surgiu o convite para que eu elaborasse uma história para ser encenada. Sugeri falar sobre Bullying, comportamento este sempre tão presente no ambiente escolar. Assim sendo, escrevi a história que foi adaptada pelos participantes da Oficina. A história aborda situações como apelidos, ameaças, medo, constrangimento, bem como enfoca o lado bom das pessoas que unidas pelo espírito da solidariedade, companheirismo e amor conseguem reverter a situação deixando os “usuários” de Bullying totalmente sozinhos e envergonhados.
Este vídeo mostra sucintamente como ficou:


Animos quentes from luiznapa on Vimeo.

Nenhum comentário: