terça-feira, 18 de novembro de 2008

Agressividade em sala de aula, você já vivenciou isso?



A sala dos professores é o local onde o professor compartilha experiências desagradáveis ou não vivenciadas em sala de aula.

Quando o assunto envolve alunos das séries iniciais os relatos são ínfimos se comparados aos episódios envolvendo alunos do Fundamental final e Ensino Médio.

A violência não é mais um ato raro que integra as ações de uma pessoa com problemas. A violência faz parte do cotidiano de qualquer pessoa e esta a exerce em qualquer lugar não havendo limites para o seu exercício. A violência é uma realidade crescente na nossa sociedade, e a escola, infelizmente, não foi poupada da sua ação.

Há escolas em que a sala de aula mais parece um campo de guerra onde todos se agridem através de palavras ou mesmo fisicamente. A tolerância e o respeito estão em extinção. O Professor necessita de muita perspicácia para mediar estes problemas de comportamento, porém é sabido de que muitas vezes isto parece impossível.

Normalmente tudo começa com o vocabulário recheado de palavrões usados com o intuito maior de provocar e ofender. Há uma necessidade incontida, nos nossos jovens, de auto-afirmação através da violência. O professor, ao intervir, necessita de muita cautela e sabedoria para não se deixar envolver pelo clima hostil acabando por também ser agredido, vindo, com isto, a comprometer sua postura de mediador.

Uma boa opção de conduta quando acontece este tipo de ocorrência é trabalhar a ética. Mas para isso o professor tem que ser ético e agir com ética. Aprendemos por exemplos não podendo falar uma coisa e agir de forma contrária.

Além da ética o controle “calma” tem que estar acionado, sempre.

Sei que falar é fácil e controlar as emoções é difícil, porém a escola tem o compromisso de formar cidadãos e não pode se deixar contaminar pelas atitudes violentas praticadas pelos alunos.

A escola tem sim é que contaminar os alunos com suas atitudes sensatas, com sua imparcialidade, transmitindo-lhes valores.



Nenhum comentário: