terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Visita ao Banco Real agência modelo em Cotia - SP



Hoje o dia para mim começou muito cedo. Eram 4h40 quando sai de casa em Indaiatuba rumo a São Paulo, avenida Paulista em frente ao Banco Real, para me encontrar com um grupo de blogueiros, ambientalistas, funcionários do Banco Real e da Riot.

Nosso destino?
Cotia, região Metropolitana de São Paulo, onde o Banco Real tem uma agência modelo, a primeira no Brasil e que recebeu a Certificação Internacional de Sustentabilidade LEED (liderança em design para conservação do meio ambiente e energia) do Conselho de Prédios Verdes dos Estados Unidos. No Brasil ainda não há certificação.

Nós fomos conferir de perto e aprender muito sobre os recursos ambientalmente corretos e eficientes empregados na construção da agência e sobre a conscientização desenvolvida.

O arquiteto Roberto Oranje já estava na agência e nos recebeu com muita simpatia.
Nos informou que entre planejamento e execução da obra levou exatamente nove meses (maio/2006 a janeiro/2007). A preocupação constante era incorporar o maior número possível de elementos sustentáveis diminuindo ao máximo o impacto ambiental.

Só para vocês terem uma idéia a agência foi totalmente planejada para aproveitar ao máximo a luz solar e a claridade do dia. O cimento teve que ser curado, há aproveitamento da água da chuva, tratamento de esgoto com reaproveitamento da água para descargas sanitárias e as tintas usadas são minerais não utilizando solvente.

O carpete é feito de “pet” conservando a cor esverdeada que compõe a identidade do Banco Real.

Toda a madeira utilizada, tanto na construção quanto nos móveis, é certificada.
O sistema de ar condicionado é chamado evaporativo, ou seja, a água entra no reservatório e é evaporada umidificando e resfriando o ambiente sem a utilização de gases nocivos.

Durante toda a construção 70% do entulho foi reciclado ou reaproveitado.
A agência em funcionamento economiza cerca de 30% da energia e 15 % em água.

Enquanto você circula pela agência pode observar as informações sustentáveis disponibilizadas por todo o ambiente através de quadros informativos demonstrando uma preocupação constante com a conscientização e mudança de maus hábitos.

Veja as fotos que tiramos no encontro.



Carlos Hotta e Paula Signorini que moram em São Paulo e estiveram de manhã na agência em Cotia puderam participar do Chat Consumo Consciente promovido pelo Banco Real que teve como convidado Hélio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu.
Sam Shiraishi, que me convidou tanto para a visita quanto para o Chat, mesmo estando num evento no Rio de Janeiro discutindo como os blogueiros podem ser formadores de opinião mudando a consciência da sociedade, conseguiu acompanhar.

Eu infelizmente não consegui porque tive que voltar para minha cidade e quando cheguei já havia acabado. O mesmo aconteceu com Maria Carolina, porém ela conseguiu a pauta e me enviou por e-mail. Assim pudemos nos interar do conteúdo que foi muito proveitoso e demonstrou, mais uma vez, a preocupação com o consumo desnecessário e a conscientização que deve ser trabalhada sempre.

Faça-se esta pergunta antes de comprar algo: - Preciso mesmo disso?
Isto significará estabelecer em si a relação compra/uso/descarte.

Inclua bons hábitos no seu dia-a-dia e a natureza lhe agradecerá.

Nenhum comentário: