sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Você cuida da sua voz?



Independente de você ser um profissional da voz ou não é sempre prudente cuidar deste instrumento de comunicação tão pessoal e tão importante. A voz faz parte da personalidade de cada um. Ela é um fator de identificação, assim como as características físicas: cor dos olhos, cor dos cabelos, altura, peso, etc.

É também o espelho das nossas emoções. Pode-se identificar tanto a alegria quanto a tristeza através do tom empregado na voz. O timbre da voz também é peculiar de cada pessoa. Ao ouvir um cantor no rádio podemos imediatamente identificar quem é, assim como ao atender ao telefone identificamos a voz das pessoas mais próximas.

Professores, atores, cantores, repórteres, radialistas, vendedores, padres e mais uma infinidade de profissões exigem a voz como principal instrumento de trabalho. Porém, todos utilizamos a voz diariamente, o tempo todo, e nunca nos lembramos de cuidar dela.

Cuidados simples podem tornar sua voz saudável, agradável e fácil de usar.

Veja algumas dicas:

• Tome muita água – quanto mais utilizar a voz mais água deverá beber. Evite beber água gelada, pois o choque térmico agride as cordas vocais;

• Fale sem alterar o seu padrão de voz. Falar muito não significa ser um problema, o que problematiza a voz é o esforço feito com a alteração do padrão vocal, como por exemplo, ter que falar mais alto em locais muito barulhentos ou mudar o padrão vocal, como é o caso dos dubladores que utilizam este recurso para compor os personagens.

• Evite bebidas alcoólicas, pois estas promovem um efeito analgésico nas cordas vocais propiciando um abuso no uso da voz.

• O ar condicionado é um vilão em potencial, pois provoca um ressecamento do ar que por conseqüência resseca as cordas vocais. Se não tiver como se livrar do ar condicionado, deixe uma garrafinha de água do seu lado e beba por todo o tempo em que permanecer ali.

• Ao falar procure articular bem as palavras poupando o aparelho fonador.

• O cigarro é outro vilão que além de ressecar as cordas vocais acumula secreções danificando as pregas vocais.

• Procure respirar pelo nariz, pois além de filtrar o ar evita o ressecamento das cordas vocais.

O filme abaixo ensina alguns cuidados que se deve ter em relação à voz e também alguns exercícios para fazer diariamente.

Cuide da sua voz com carinho!

Nenhum comentário: