segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Aids

Dia 01 de dezembro – Dia Mundial da Aids



Para quem pensa que a Aids está sob controle e que não é preciso mais falar sobre o assunto está muito enganada. Segundo o Boletim epidemiológico Aids/DST 2008 do Ministério da Saúde a realidade é que de 1980 a junho de 2008 foram registrados 506.499 de casos de Aids no Brasil.
A região Sudeste é a que apresenta maior incidência de casos: cerca de 60%.

A informação ainda é o preventivo mais eficaz e a escola não pode ficar alheia a este tema.
Segundo o mesmo Boletim a incidência da Aids entre os que têm mais de 12 anos reduziu de 14% em 1990 para 8,7% em 2006. Porém, na população que tem entre 8 e 11 anos o índice passou de 13,9% para 24,5%. Esta é uma prova concreta de que quando o tema é abordado nas escolas a prevenção acontece com maior eficácia. Dificilmente se fala sobre sexo, sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre drogas para crianças entre 8 e 11 anos, porém estes números deixam claro o quanto eles são ativos sexualmente e usuários de drogas.

Informações básicas sobre a Aids e o sistema imunológico, o uso correto de preservativos, formas de contágio e a importância das medidas preventivas são fundamentais para que estes percentuais sejam cada vez menores.

A escola é um lugar de informação e o assunto Aids deve integrar o currículo, mesmo porque, somente o conhecimento não gera atitudes permanentes de prevenção. É necessário que o tema esteja sempre presente através de pesquisas, projetos, análises de experiências.

Hoje se comemora o dia internacional da Aids. Ocasião oportuna para tecer sobre o assunto, mesmo porque, as férias estão chegando e nada mais prudente do que avivar as informações.


Um comentário:

Ponto de Vista disse...

Parabens pelo blog e pela conscientização sobre a AIDS.


www.assimdeveser.blogspot.com